terça-feira, 20 de março de 2012

Escola Getúlio Vargas: Uma experiência educacional de sucesso.






Escola Getúlio Vargas:
Uma experiência educacional de sucesso.

No coração de Farias Brito, assistindo diariamente o vaivém de pessoas que movimentam a cidade, a Escola Getúlio Vargas vem, a cada dia, causando impactos positivos na educação de nossa gente, fruto de um trabalho de “sacerdotisa da educação”, exercido com muito desvelo pela inesquecível Professora Carmelita Leite, há 66 anos e mantido pelas inúmeras pessoas que por aqui passaram.
O trabalho coletivo que ora se realiza traz as marcas da história e da coragem dos índios Cariús que, às margens do rio de mesmo nome, traçaram os primeiros sinais de organização social.
É com esse espírito que a Gestão 2009/2012, reflete o sentimento mais nobre e patriótico de resgate às tradições e costumes que fazem parte desta história pioneira. Grandes melhorias já foram empreendidas, no que concerne aos aspectos físico e humano.
Elevamos consideravelmente a matrícula, já somos 690(seiscentos e noventa ), melhoramos os resultados, resgatamos tradições. Sentimos em cada fariasbritense o carinho e o afeto dedicados a esta Escola, no decorrer de toda a sua existência.
Temos o privilégio de facilitar a vida da juventude serrana, levando diariamente a educação a 293 ( duzentos e noventa e três) jovens, com o apoio incondicional da Administração Farias Brito Cada Vez Melhor, representada pelo Sr. Prefeito Municipal Dr. José Vandevelder Freitas Francelino.
Sentimos-nos apoiados pelo Governo do Estado do Ceará, através da 19ª CREDE que pelas mãos habilidosas da Professora Antonia Edna Belém Gomes, tem nos ensinando caminhos de paciência, postura, ética e responsabilidade para com o serviço público.
Somos gratos a Deus e à Comunidade Escolar pela oportunidade de sermos guardiões da memória educacional desta terra.


Cícero Menezes, Francisco Vasques, Maria Helena, Cevirina Ivonete, Professores, Auxiliares Gerais

EEFM Getúlio Vargas: 66 anos de Tradição e de Conquistas







Escola Getúlio Vargas: 66 anos de Tradição e de conquistas.
O Núcleo Gestor da EEFM Getúlio Vargas sentir-se-á honrado com a presença de Vossa Senhoria e DD família às comemorações alusivas aos 66 anos de sua fundação, que se realizarão no dia 12 de março de 2012 nas dependências da referida escola.

PROGRAMAÇÃO:
05h00min - Alvorada Festiva pela Banda de Música Municipal Pe. Davi Moreira e show pirotécnico
07h00min - Coffee Break
08h00min - Hasteamento das Bandeiras
09h00min - Missa em Ação de Graças
10h00min - Esquete teatral : Revivendo a História
13h00min - Culto Evangélico em Ação de Graças
16h00min - Desfile da Fanfarra Professora Maria Carmelita Leite
19h00min- Abertura dos Jogos Interclasses na Escola Extensão em Quincuncá
20h00min- Festa Dançante na Escola Extensão em Quincuncá

Coletivos por área




São nos coletivos quinzenais que os professores se reúnem para planejarem suas atividades e tomarem decisões necessárias ao fazer pedagógico.

Projeto Professor Diretor de Turma




Coordenação Escolar faz reunião com os Professores Diretores de Turma para entrega de instrumentais, orientações gerais e separadores nominais.

Dia Internacional da Mulher



"Nem o brilho das joias ofusca o brilho da mulher."
O Núcleo Gestor entrega lembrancinhas aos funcionários da Escola.

Programa Mais Educação




A aula inaugural do programa Mais Educação 2012 aconteceu neste mês de março com distribuição de kit escolar e cartão de boas-vindas.

Protagonismo Juvenil: Eleição de líderes



Em nossa escola é assim: o jovem é tratado como protagonista. A escolha de líderes de sala marcou um trabalho intenso de democracia, sob a orientação do professor Jáder Pinheiro, havendo eleição de um líder e vice-líder em cada turma na escola sede e extensão no início do m~es de março.

Projeto Nossa escola é sempre show






Projeto: Nossa Escola é sempre show!

A EEFM Getúlio Vargas, pertencente à rede estadual de ensino tem uma trajetória intimamente ligada a História do Município de Farias Brito, haja vista que a sua origem está ligada as primeiras raízes de organização social do povo fariasbritense.
No dia 12 de março estará completando 66 anos de existência, tendo sido berço de cidadãos ilustres e comuns, desembargadores e professores, médicos e engenheiros. A sua localização privilegiada, no centro da cidade de Farias Brito, favorece a sua intimidade com a alma de nossa gente, tornando-a uma referência das tradições culturais do nosso povo.
Muitas ações são desenvolvidas no sentido de dinamizar o trabalho voluntário que conta com o apoio de um grupo de ex-alunos que incentivaram o resgate da fanfarra escolar, através de doações de instrumentos feitas em sua maioria pela própria comunidade. Grupo esse formado pelos ex-alunos Joel Liberalino de Menezes, Antonio Milton Ferreira Júnior, Tiberio Pereira Costa, Marcos Rosendo, Raimon Barbosa, Edcarlos Gonçalves Gomes e Francisco Murilo Teles de Lucena.
Os voluntários, com o incentivo do Núcleo Gestor criaram o Projeto “Nossa Escola sempre é show” no intuito de manter viva a tradição desta Escola sexagenária, utilizando a musicalidade como instrumento de inclusão social. Essa é uma retribuição sincera do que a Escola significa para a vida de cada um dos componentes, uma vez que gratuitamente expressam o carinho, a admiração e amor que sentem por nossa Escola, proclamados no toque vibrante produzido por cada instrumento.
O Projeto conta com o apoio de outro grupo também formado por ex-alunos que colaboram como padrinhos e madrinhas do Projeto, que dão suporte financeiro quando se faz necessário, dentre eles o Desembargador Francisco Darival Bezerra Primo e Dra Maria Socorro Moreira de Figueiredo.
O grupo de voluntários se reúne periodicamente para traçar planos para o fortalecimento do Projeto “Nossa Escola sempre é show” , que faz da Fanfarra Escolar Prof. Maria Carmelita Leite a identificação do aluno como protagonista de sua aprendizagem.
O Projeto conta com a participação de aproximadamente 60 (sessenta) alunos, percebendo-se a sua contribuição no aumento do número de alunos matriculados, a diminuição da reprovação e a presença da comunidade na Escola.


Núcleo Gestor
Cícero Duarte de Menezes
Maria Alcantara de Oliveira Rodrigues
Francisco Vasques Ferreira Lima

Oficina dos Sonhos






No dia 03 de fevereiro a escola foi palco de ações protagonistas com a oficina de sonhos idealizada pela Professora Edna Belém Gomes - CREDE 19. Alunos replicadores da EEP Raimundo Saraiva realizaram trabalhos proveitosos e de muita valia para nossos jovens.
Em 23 do mesmo mês, alunos da escola sede se dirigiram a escola extensão para para dar continuidade ao projeto, onde registra-se sucesso nas atividades.

Jornada Pedagógica 2012






Agenda: 26 e 27 de janeiro
Acolhida – LIÇÕES;
Calendário Escolar;
Projetos 2012;
Iniciação Científica;
Planejamentos mensais e coletivos;
Programa de Formação Continuada na Escola;
Apresentação do vídeo: Auto-racismo;
Espaços de aprendizagem;
Apresentação do vídeo - Convivência;
Palestra: Relações Interpessoais;
Programação da 1ª semana letiva: 30/janeiro a 03/fevereiro – Oficina dos sonhos;
Plano anual de trabalho.